E aí você lançou o seu produto, desenvolveu o seu serviço e colocou para ser vendido. As vendas estão boas, o seu produto/serviço é inovador e por enquanto não tem concorrência, ou ela ainda está distante. Legal, aproveite este momento e cresça rápido. Como? Vamos começar falando do jogo WAR, lembra?
Sobre o jogo WAR
A primeira versão do jogo apareceu na França em 1957 e se chamava La Conquête du Monde (“A Conquista do Mundo”). A popularização veio com o lançamento do jogo pela norte-americana Parker Brothers com o nome de Risk dois anos depois. No Brasil, na década de 70, o jogo foi lançado por Gerald Reiss no início da década de 1970, e assim nasceu a Grow.
O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor.
E o que isso tem a ver com a tradução e crescimento acelerado?
No caso do jogo, o objetivo é tirado na sorte. E você vai ter de jogar por diversas horas para conquistá-lo. No mundo real, a sua estratégia de crescimento, de conquista de mercado é definida por você mesmo e não pela sorte. Você pode até contar com ela em alguns casos, aquele momento em que você está na hora certa e no lugar certo para lançar algum produto ou serviço. Mas lembre-se, isso não é via de regra. Não pode ser considerado como uma variável tangível e replicável na hora de planejar o futuro da sua empresa. A sua estratégia tem de ser planejada em detalhes e cada passo vai ser definido de acordo com a sua importância para o atingimento dos seus objetivos.
E onde entra a tradução nisso tudo? Bem, se nos seus objetivos, crescimento acelerado é uma condição de sucesso, aumentar o número de clientes/usuários atuando em mercados globais passa a ser obrigatório e para isso, a disponibilidade do seu produto ou serviço em outro idioma passa a ser um item de primeira necessidade. Em outras palavras, ele tem de estar pronto para ser consumido em outros países. Isso significa que você vai precisar traduzir bastante coisa. O manual de uso, o rótulo do produto, o site/plataforma onde ele pode ser contratado e consumido, os conteúdos de marketing e por aí vai.
Se você é o CEO de uma startup ou de uma empresa que precisa crescer de forma exponencial com um serviço inovador, que precisa ganhar tração rápido para justificar o aporte financeiro feito pelos seus investidores, é bom ter em mente que se você não pensar no processo de internacionalização da sua empresa, a sua estratégia de crescimento pode estar comprometida. Como crescer a taxas atraentes sem considerar o mercado internacional? Como diluir custos de desenvolvimento com a atração de novos usuários de forma exponencial? Então como em um jogo de WAR, você terá de conquistar novos territórios rapidamente e para isso você vai precisar investir na tradução da sua plataforma, por exemplo, na contratação de pessoas para atender demandas em diferentes idiomas etc. Mas o retorno desse investimento pode ser bem alto. Você também estará se protegendo da concorrência vinda de países estrangeiros que possam copiar a sua ideia.
Se você não dá a devida atenção a um determinado território, o seu oponente pode conquistá-lo antes de você e fazer dali a sua base para atacá-lo. Lembre-se, você não sabe o objetivo dele, pelo menos no jogo WAR. No mundo real tudo é diferente. Já houveram diversas situações, onde um produto equivalente foi lançado no mercado com grande sucesso e quando foi tomada a decisão de conquistar um novo território, a concorrência já estava presente e a disputa pelo cliente se tornou extremamente acirrada. A Resultados Digitais x Hubsopt pode ser um exemplo, o Uber Eats e o Ifoods outro, só para citar alguns.
Então faça algumas contas e comece já a traçar a sua estratégia para lançar seu produto/serviço em outros mercados. Pense que a tradução nesse caso não é custo e sim investimento para o crescimento do seu negócio.
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