A Caucasian businessman standing using binocular to look over the graph that shows increasing in slaes. Growing business concept.  A contemporary style with pastel palette, soft blue tinted background. Vector flat design illustration. Horizontal layout with text space in right side.

Como crescer de forma acelerada atingindo novos mercados?

Deseja ver seu negócio se expandir e conquistar o mundo? É um desejo ambicioso, não? Mas qual empreendedor não gostaria de ver seu empreendimento atingir um público maior, e chegar a outras cidades e estados, até mesmo a outro país?

A busca por novos mercados é um desejo da maioria dos empreendedores, e vale a pena ler este post, a fim de conferir algumas boas estratégias para acelerar esse processo!

Decifre o seu público

É preciso conhecer bem o público ao qual seu produto ou serviço se dirige. Conheça suas preferências e necessidades para traçar estratégias precisas e metas viáveis, que atinjam o alvo da melhor forma possível.

Quando se fala em expansão, naturalmente a quantidade de clientes deve aumentar e, para obter esse aumento, muitas vezes é preciso inovar, oferecer outros produtos, abranger mais de um segmento.

Por isso, ressalta-se a necessidade de decifrar seu público e o consumidor em geral, avaliando hábitos de consumo, reação a preços, posicionamento diante de boa qualidade e serviços agregados — enfim, analisar os compradores e criar um modelo de perfil de cliente para orientar-se melhor.

Entenda a sua localização geográfica

Onde sua empresa está localizada? Possui um ponto físico ou é uma loja virtual? Caso seja necessário, talvez precise mudar a sede de seu negócio ou criar pontos de distribuição, filiais, franquias em outros bairros e cidades. Poderá oferecer seus produtos em lojas multimarcas de outras regiões, sem a necessidade de abrir uma loja sua.

Vale dizer que, através do mundo virtual, é possível atingir novos mercados de forma bem mais econômica. A localização geográfica perde um pouco da sua importância, considerando que a distância entre a empresa e o consumidor torna-se bastante relativa. Você poderá dispor de somente um ponto físico, mas criar uma loja virtual e expandir seu negócio para outros mercados. As pessoas comprarão de onde estiverem, no momento que acharem oportuno.

Faça uma adequada divulgação do negócio

Não adianta querer crescer sem investir em divulgação. As pessoas precisam saber que sua empresa existe, quais os tipos de produtos e serviços ela oferece, onde se localiza, a metodologia de trabalho (como envio de mercadorias para outros regiões, opções de pagamento, ofertas e promoções), etc.

Existem muitas formas de divulgação, através de mídias tradicionais (rádio, carro de som, outdoors, panfletos, jornais), mídias digitais (redes sociais, blogs, sites, fóruns, plataformas), boca a boca, representantes e assim por diante. Cada uma tem seus próprios custos e características — é necessário saber explorá-las adequadamente.

Perceba a importância da linguagem a utilizar

Procure ser universal e atingir o público da forma ideal. A linguagem usada vai depender do canal de comunicação adotado. Há a linguagem escrita, visual, auditiva. Elas podem ser usadas, inclusive, em conjunto, para causar melhores resultados.

Trabalhando corretamente os canais e a linguagem, suas possibilidades de expansão serão maiores.

Considere que, hoje em dia, falar outra língua é uma necessidade em muitas atividades. Existem estrangeiros em nosso país e, como já foi dito, com as lojas virtuais e os mecanismos digitais, é possível entrar no mercado internacional, comprando e vendendo.

Quando você vai comprar em um site que está em inglês, certamente se sente um pouco desanimado (caso não fale a língua). A necessidade de tradução no segmento comercial é um critério de peso quando se fala em expansão do negócio. Se realmente deseja atingir mercados novos e maiores, deve falar para todos: brasileiros, latino-americanos, norte-americanos, europeus, imigrantes. Inglês e espanhol são consideradas as línguas mais importantes para o mercado global. Portanto, se deseja expandir de verdade o seu negócio, terá que seguir as tendências do momento.

O que você tem feito para atingir os novos mercados de forma rápida e mais eficiente? O que pensa sobre as possibilidades da comunicação global? Deixe seu comentário!

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email