Deseja ver seu negócio se expandir e conquistar o mundo? É um desejo ambicioso, não? Mas qual empreendedor não gostaria de ver seu empreendimento atingir um público maior, e chegar a outras cidades e estados, até mesmo a outro país?
A busca por novos mercados é um desejo da maioria dos empreendedores, e vale a pena ler este post, a fim de conferir algumas boas estratégias para acelerar esse processo!
Decifre o seu público
É preciso conhecer bem o público ao qual seu produto ou serviço se dirige. Conheça suas preferências e necessidades para traçar estratégias precisas e metas viáveis, que atinjam o alvo da melhor forma possível.
Quando se fala em expansão, naturalmente a quantidade de clientes deve aumentar e, para obter esse aumento, muitas vezes é preciso inovar, oferecer outros produtos, abranger mais de um segmento.
Por isso, ressalta-se a necessidade de decifrar seu público e o consumidor em geral, avaliando hábitos de consumo, reação a preços, posicionamento diante de boa qualidade e serviços agregados — enfim, analisar os compradores e criar um modelo de perfil de cliente para orientar-se melhor.
Entenda a sua localização geográfica
Onde sua empresa está localizada? Possui um ponto físico ou é uma loja virtual? Caso seja necessário, talvez precise mudar a sede de seu negócio ou criar pontos de distribuição, filiais, franquias em outros bairros e cidades. Poderá oferecer seus produtos em lojas multimarcas de outras regiões, sem a necessidade de abrir uma loja sua.
Vale dizer que, através do mundo virtual, é possível atingir novos mercados de forma bem mais econômica. A localização geográfica perde um pouco da sua importância, considerando que a distância entre a empresa e o consumidor torna-se bastante relativa. Você poderá dispor de somente um ponto físico, mas criar uma loja virtual e expandir seu negócio para outros mercados. As pessoas comprarão de onde estiverem, no momento que acharem oportuno.
Dá uma conferida também nesse post O que a tradução tem a ver com o jogo WAR?
Faça uma adequada divulgação do negócio
Não adianta querer crescer sem investir em divulgação. As pessoas precisam saber que sua empresa existe, quais os tipos de produtos e serviços ela oferece, onde se localiza, a metodologia de trabalho (como envio de mercadorias para outros regiões, opções de pagamento, ofertas e promoções), etc.
Existem muitas formas de divulgação, através de mídias tradicionais (rádio, carro de som, outdoors, panfletos, jornais), mídias digitais (redes sociais, blogs, sites, fóruns, plataformas), boca a boca, representantes e assim por diante. Cada uma tem seus próprios custos e características — é necessário saber explorá-las adequadamente.
Perceba a importância da linguagem a utilizar
Procure ser universal e atingir o público da forma ideal. A linguagem usada vai depender do canal de comunicação adotado. Há a linguagem escrita, visual, auditiva. Elas podem ser usadas, inclusive, em conjunto, para causar melhores resultados.
Trabalhando corretamente os canais e a linguagem, suas possibilidades de expansão serão maiores.
Considere que, hoje em dia, falar outra língua é uma necessidade em muitas atividades. Existem estrangeiros em nosso país e, como já foi dito, com as lojas virtuais e os mecanismos digitais, é possível entrar no mercado internacional, comprando e vendendo.
Quando você vai comprar em um site que está em inglês, certamente se sente um pouco desanimado (caso não fale a língua). A necessidade de tradução no segmento comercial é um critério de peso quando se fala em expansão do negócio. Se realmente deseja atingir mercados novos e maiores, deve falar para todos: brasileiros, latino-americanos, norte-americanos, europeus, imigrantes. Inglês e espanhol são consideradas as línguas mais importantes para o mercado global. Portanto, se deseja expandir de verdade o seu negócio, terá que seguir as tendências do momento.
O que você tem feito para atingir os novos mercados de forma rápida e mais eficiente? O que pensa sobre as possibilidades da comunicação global?
Se estiver precisando de ajuda, pode contar com a equipe da 2tr.
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